quarta-feira, 4 de julho de 2007

O delicioso som das VOZES

Há muito tempo tenho um certo encanto por vozes.
Algumas pessoas me despertam interesse imediato só com o timbre da voz.
Existe algo de mágico nas vozes. Algo que faz viajar um pouco, sair um pouco do senso comum. Posso passar tempo ouvindo algo, sem nem prestar atenção no conteúdo da fala, apenas no tom de voz, no sotaque, nos vícios de linguagem e viajar nisso.
Pode parecer loucura, mas há algo de maior que vem do timbre da voz de cada um. Não só do timbre, mas também na maneira do falar.
Lógico que a grande maioria não tem uma voz fantástica, capaz de me causar tanta alucinação, são poucas que são fascinantes de verdade.
Acho que meu interesse pelo tema começou um pouco antes de entrar na faculdade de jornalismo. Queria trabalhar em TV, então, o trabalho de voz seria imprescindível. Com o tempo e algumas decepções aqui, novos interesses ali, a questão da TV saiu dos meus planos, mas ganhei uma nova e verdadeira paixão, o rádio. Daí a coisa piorou... Minha atração por vozes ficou ainda maior.
Fui fazer um curso de locução com uma pessoa encantadora – de voz incrível, de arrepiar -, que me fez descobrir milhares de coisas em mim e em minha voz. Coisas que até mesmo ainda não aprendi a lidar direito. Fiz fono. Fiz aqueles exercícios chatíssimos com uma rolha na boca, mas foi ótimo. Acabei abandonando o tratamento no meio por conta de outras prioridades. Mas, enfim, o encantamento persistiu.
Foi amando vozes que me apaixonei por Selton Mello, com sua voz rouca e deliciosa.
Pela voz gravíssima e sua imensa propriedade sobre ela de Zélia Duncan (sim, eu quero entrar para o fã clube dela!!!! rs).
Pela melodiosa voz de Marisa Monte.
Pela maciez da de Toquinho. Pela inquietude da de Elis Regina.
São tantas...
Existem também, aliás essas são as melhores, as vozes do dia a dia que me encantam. Vozes que estão mais presentes e mais próximas, e que eu exploro e analiso sem qualquer pudor. Vozes que carregam em si doces lembranças, assim como cheiros e gostos – mas são temas para outros papos. O tom de voz é capaz de mudar o significado das coisas. É capaz de conquistar ou de afastar pessoas.
Cada voz carrega em si elementos muito particulares de cada um. Aliás, é uma das nossas melhores particularidades que necessariamente são anunciadas/expostas, quase que sem opção de não serem, para o resto do mundo.

“Até quem sabe a voz do dono
Gostava do dono da voz”
Chico Buarque

“No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.”
Carlos Drummond de Andrade

“QUE VOZ VEM no som das ondas
Que não é a voz do mar?
É a voz de alguém que nos fala,
Mas que, se escutarmos, cala,
Por ter havido escutar.”
Fernando Pessoa

“Que venha o censo de 70
e com ele venha
a recenseadora mais bacana,
aquela que ao dizer, com voz de acúcar(a doce voz é a melhor senha):
"Preencha direitinho
este questionário, por favor",
tenha sempre dos homens a resposta:
"Por você, minha flor,
preencho tudo, sou capaz atéde reclamar duzentos questionários,
passando a vida inteira a preenchê-los,
mesmo os mais complicados e mais vários,
tendo-a ao meu lado, é claro, a me ajudar."”
Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário: