terça-feira, 24 de julho de 2007

Coragem

Coragem!

Coragem para levantar da cama, coragem para tomar um café, coragem para escolher a roupa do dia, coragem para pisar fora de casa, coragem para estudar/trabalhar/passear, coragem para se relacionar com alguém, coragem para manter amizades, coragem para mudar caminhos, coragem para ter sucesso, coragem para querer ser uma pessoa comum, coragem de acertar e errar. Coragem de ser persistente em ter coragem.

Coragem é ânimo, entusiasmo, força, bravura, ímpeto, ousadia, brio, valentia, destemor e coração. Persistência é apego, firmeza, insistência, obstinação, perseverança e teimosia. E, muitas vezes, somos tão entusiasmados e ousados com algo novo, somos tão teimosos, firmes e insistentes quando queremos defender algo em que acreditamos, porque, então, não somos tão corajosos e persistentes com determinados sonhos? Porque deixamos com que eles se percam no caminho? Talvez porque eles carreguem em si elementos que não se encaixam em nós, assim, seria muito justo que os deixássemos de lado; ou, talvez, porque nos julgamos despreparados para enfrentar as inquietudes que eles possam provocar em nós.

Enfim, coragem.

“Sou um monte confuso de forças cheias de infinito
Tendendo em todas as direções para todos os lados do espaço,
A Vida, essa coisa enorme, é que prende tudo e tudo une
E faz com que todas as forças que raivam dentro de mim
Não passem de mim, nem quebrem meu ser, não partam meu corpo,
Não me arremessem, como uma bomba de Espírito que estoira
Em sangue e carne e alma espiritualizados para entre as estrelas,
Para além dos sóis de outros sistemas e dos astros remotos.

Sou um formidável dinamismo obrigado ao equilíbrio
De estar dentro do meu corpo, de não transbordar da minh'alma.
Ruge, estoira, vence, quebra, estrondeia, sacode,
Freme, treme, espuma, venta, viola, explode,
Perde-te, transcende-te, circunda-te, vive-te, rompe e foge,
Sê com todo o meu corpo todo o universo e a vida,
Arde com todo o meu ser todos os lumes e luzes,
Risca com toda a minha alma todos os relâmpagos e fogos,
Sobrevive-me em minha vida em todas as direções!”

Afinal, Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário: